AMIGOS DA GRUCAMO

Grupo de caminheiros de montanha

Este espaço está ao dispor dos Amigos da Grucamo, autorizados, fazerem os seus comentarios das caminhadas.

quarta-feira, 11 de março de 2009

O Dia da Mulher é celebrado a 08 de Março, mas a mulher não é “estrela” apenas nesse dia, mas todos os dias do ano. Consegue num só corpo e numa só alma, dobrar o mundo para ser mãe a cada segundo do dia, para ser mulher a cada minuto da vida, e para ser o “sol” em cada hora da noite.

Este ano para homenagear a mulher, a Grucamo fez algo fantástico. Tentou colocá-las todas no meio do monte, quase a pão e água, debaixo de um sol abrasador, e de uns desdobráveis tão minuciosos, mas tão pormenorizados que a cada metro de trilho ficávamos na dúvida para onde virar.
Inicialmente as estrelinhas (mulheres) foram “soltas” fora do trajecto marcado, uma vez que o inicio do trilho ainda se encontrava distante. Mais uma vez a causa masculina tentou interferir nesta homenagem à mulher, e decidiu colocar um rallye no mesmo trajecto, e no mesmo dia, dificultando assim a chegada ao ponto inicial.
Mas nada disto assombrou o sorriso feminino quando saíram dos carros e colocaram mochila às costas, preparadas para mais uma aventura. Desta vez, para além da aventura, era uma descoberta à Serra da Cabreira (que é linda!!!), era um convívio “em tons de rosa”, e uma forma de explorar a orientação “feminina”.
As estrelinhas lá seguiram, enquanto que os “barbas” se mantinham pávidos e serenos a olhar e a pensar – “Elas não conseguem, elas vão pedir ajuda”…


Os “barbas” seguiram caminhando por um estradão, enquanto que nós estrelinhas, seguimos pelo trilho assinalado e, apesar de uma dúvida ou outra, conseguimos chegar ao bosque, enquanto que íamos apreciando a linda paisagem. No bosque encontramos alguns infiltrados que nos acompanharam por alguns metros até ao local de almoço. E mais uma vez comprovamos que os “barbas” já estavam todos com os pés debaixo da mesa.

Após a refeição continuamos o trilho até ao Alto do Trovão que tem uma vista indescritível, fenomenal mesmo, onde fizemos uma pequena pausa para a foto e para apreciar a natureza. Logo de seguida tínhamos os “barbas” no mesmo local.
Continuamos o percurso sempre de sorriso aberto. Nem a subida para o Talefe (A chamada Trepa do Talefe – ou o divórcio anunciado) nos tirou a alegria nem a garra de chegar mais além. Foram alguns metros com mais esforço, mais cansaço, e mais calor, mas alcançamos … não só o Talefe … mas a certeza que sempre CHEGAMOS ONDE QUEREMOS.

A descida foi algo mais “trôpega” pois as pernas já vinham com a ansiedade de chegar, e o caminho também não era muito agradável, uma vez que era como o nosso governo, cheio de buracos e com pedrinhas … montes de pedras a dificultar.
Apesar do esforço enorme feito por alguns membros femininos menos habituados a estas aventuras, todas as estrelinhas chegaram sempre com o mesmo sorriso, e o mesmo brilho no olhar com que partiram logo pela manhã.

PARABÉNS A TODAS NÓS.

Agora é altura de dizer bem dos “barbas” …. Quando chegamos tínhamos à nossa espera, uma deliciosa petiscada, feita com carinho e apreciada por todos que participaram nesta Caminhada das Mulheres. Até tivemos direito a uma tulipa acompanhada de uma pequena recordação em papel. Quero dar os parabéns à Grucamo por esta iniciativa, e toda a dedicação e empenho do grupo (salientando todo o entusiasmo sempre transmitido pelo Sr. Rui), e por mais uma aventura fantástica que proporcionaram a todos nós. Esta foi inesquecível.

5 comentários:

Anónimo disse...

Apenas digo: Os meus parabéns às Mulheres, porque estiveram fantásticas.
Mas essa dos 'barbas'... eu até nesse dia ia com o pelo bem cortado porra...

MAlmeida

Cristina Lameiras disse...

Ora, ora...é de louvar a descrição da caminheira Filomena não poderia ser mais correcta e precisa...Sinceramente foi uma caminhada para nunca esquecer,nós somos mesmos mulheres da grucamo!!

Cristina

Cristina Lameiras disse...

Ora, ora...é de louvar a descrição da caminheira Filomena não poderia ser mais correcta e precisa...Sinceramente foi uma caminhada para nunca esquecer,nós somos mesmos mulheres da grucamo!!

Cristina

Montanha Azul disse...

Uma grande aventura que só prova o valor e determinação de todas as mulheres.
Boa miúdas! :-)

Um beijinho
Diana

Filipe Boaventura disse...

Eis as guerreiras num merecido descanso!!
Uma Pascoa Feliz para todos os caminheiros da Grucamo!

Este espaço da internet está destinado aos associados do Grupo de Caminheiros de Montanha GRUCAMO